RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL




A fim de conciliar proteção ao meio ambiente com segurança para o trabalhador rural e para o consumidor final, a Pomagri junto com a EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e a BASF inspeciona anualmente os pulverizadores utilizados nos pomares, valendo-se por isso de um laboratório móvel de tecnologia de aplicação. Avaliando as condições operacionais dos pulverizadores garante-se a exata medida de produto a ser aplicada nos pomares para cada praga, evitando desperdício e protegendo assim o meio ambiente e a saúde do trabalhador como a do consumidor.

Uma vez utilizados os defensivos, 100% das embalagens destes produtos usados nos combates as pragas são coletadas e enviadas a um centro industrial especializado na reciclagem deste tipo particular de embalagens, protegendo assim o meio ambiente de uma possível degradação e contaminação.

Outra atitude adotada na empresa é a utilização de matéria prima em 100% das embalagens vinda de floresta certificada (recursos naturais renováveis) ou de matéria prima reciclada e por sua vez estas embalagens devem ser reciclável, permitindo assim preservar nossas matas nativas. Somos empresa parceira da Mata Atlântica junto com o Bradesco passando a colaborar com ações de conservação e restauração da mata.

Este trabalho continua-se na empresa a nível local, todas nossas fontes e nascentes são protegidas por no mínimo 50 metros de mata ao redor assim que os cursos de água são protegidos no mínimo 30 metros de mata nativa. A caça e a pesca são formalmente proibidas.

Nosso compromisso com a comunidade é tão importante quanto à de produzir ou de vender as melhores frutas. Com base neste preceito temos nos envolvidos em dois programas.

Socialmente entendemos que o papel da sociedade é fundamental em buscar soluções para alavancar ajuda a quem precisa mais, construindo assim um mundo melhor e mais sustentável; nesta visão a empresa participa de vários programas. Em Fraiburgo desde 2005 participamos do projeto segundo tempo, dando a chance a crianças e jovens de participar de atividades educativas, artísticas e esportivas após a escola. Estas atividades desenvolvidas pelas crianças fora da escola são muito benéficas ao desenvolvimento pessoal, reforçando a coesão social, permitindo adquirir novas experiências, fazendo atividades que não foram desenvolvidas na escola, permitindo também um reforço escolar quando necessário, desenvolvendo atividades esportivas, enfim prepara melhor o adolescente a se inserir na sociedade, entendendo melhor as interações e as necessidades do grupo.

O Projeto Segundo Tempo é neste sentido único e essencial para inserir crianças e adolescentes no mundo de hoje, a educação complementar sobre higiene, valores morais, regras da vida comunitária, os trabalhos de arte levam a uma melhor preparação para ingressar na vida adulta. A compreensão do funcionamento da sociedade através das atividades em grupo e a aceitação do outro e de suas diferenças é fundamental para o amadurecimento da democracia. Enfim o papel desenvolvido por este projeto é de fundamental importância para a inserção dos jovens neste mundo aberto.



Em Belo Horizonte, participamos do projeto PRODAL desde o seu surgimento em 2002. O PRODAL - Programa de Distribuição de Alimentos tem por objetivo reduzir o desperdício de alimentos na Ceasa Minas, mediante a doação de excedentes de alimentos não comercializados no entreposto. Este programa é um projeto de solidariedade social. Visa contribuir de forma mais efetiva no combate à fome das famílias carentes, prioritariamente as que possuam crianças, adolescentes e idosos, nos bairros localizados no entorno da Ceasa Minas. Outro aspecto importante do Banco de Alimentos ele difunde informações necessárias para a formação de hábitos alimentares saudáveis na população, através de cursos, treinamentos e oficinas.



Junto com Santander abracemos o projeto Doutores da Alegria, http://www.doutoresdaalegria.org.br; uma ONG que leva um pouco de alegria e esperança as crianças hospitalizadas.

Pomagri